sábado, 13 de agosto de 2011

animais mamiferos

                                                         GORILA:
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Hominidae
Género: Gorilla


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Os gorilas alimentam-se principalmente de vegetais e frutos que encontram nas florestas.
A fêmea do gorila gera apenas um filhote em cada gestação
Seu habitat são as florestas tropicais da região central da África
São mamíferos da ordem dos primatas
Em função da caça predatória e da destruição das florestas tropicais africanas, este animal encontra-se em risco de extinção
São extremamente fortes, podendo levantar mais de uma tonelada com os braços
Possui um comportamento tímido e calmo, evitando o contato com seres humanos. Porém, quando ameaçados, podem atacar qualquer animal, inclusive o ser humano
Existem duas espécies catalogadas pelos biólogos (gorilas das planícies e gorilas das montanhas)
Vivem em grupos (bandos) compostos por machos (apenas um, o mais forte, é o líder), fêmeas e seus filhotes
O acasalamento desta espécie não possui uma época do ano determinada.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
:
Espectativa de vida: em média vivem até 35 anos
Altura: em média dois metros
Cor: preta
Peso: em média 250 quilos (macho na fase adulta)
Gestação: período de 220 dias
Dica: Para saber um pouco mais sobre a vida dos gorilas, assista ao filme "Nas montanhas dos Gorilas". Lançado em 1988 e estrelado por Sigourney Weaver, o filme retrata muito bem a vida destes animais e os problemas envolvendo a sobrevivência da espécie. 

                                                
                                                    GOLFINHOS:

Os golfinhos são mamíferos aquáticos que vivem em quase todos os mares do planeta. Tal como todos os mamíferos, necessitam de manter a temperatura do seu corpo, e para isso têm uma camada de gordura debaixo da sua pele.
Existem 32 espécies de golfinhos, entre elas destacamos o golfinho comum, o golfinho-riscado, e a orca. O seu corpo é largo, como uma barbatana dorsal e duas laterais que mudam de forma e tamanho segundo a espécie. Estas barbatanas servem para controlar a direcção do nado e também para girar.
O mesmo acontece com o focinho, dependendo da espécie este terá uma forma mais comprida ou mais redonda. Também têm uma cauda alisada horizontalmente que utilizam para moverem-se e as vezes para ficarem de pé sobre a superfície do mar.
Os seus dentes têm uma forma cónica e são utilizados para prender e desfazer os alimentos. Os golfinhos não têm nariz. Invés disso, têm um orifício com forma de meia-lua na parte superior da cabeça que se chama respiradouro.
Os golfinhos
Este respiradouro se fecha cada vez que submerge para que não entre água nos pulmões.
Quando vão à superfície, o respiradouro se abre apara expulsar o ar sujo dos pulmões, formando uma nuvem de vapor chamada bufo.
Tem os olhos pequenos, mas como tem uma boa visão ele pode localizar objectos tanto fora como dentro de água Uma característica dos golfinhos é a velocidade com que nadam, pois pode chegar a ser 45 km/h. Também podem ir mais fundo até aos 300 metros e aguentar submergidos durante quase 25 minutos antes de sair para respirar.
Outra característica curiosa dos golfinhos é que nunca dormem, o que fazem para descansar é diminuir a sua actividade, flutuando e deixando o seu respiradouro fora de água. Este estado tem o nome letargo.

                                      
                                                       COELHO:
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Lagomorpha
Família: Leporidae


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Os coelhos são animais mamíferos
Podemos encontrar esta espécie animal em várias regiões do mundo
São herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas, caules, raízes e alguns tipos de grãos
Um coelho saudável, em boas condições de vida, pode viver entre 5 e 10 anos
Uma fêmea, em fase reprodutiva, pode dar de 3 a 6 ninhadas por ano. Em cada ninhada podem nascer de 3 a 12 filhotes.
Nas matas e florestas, vivem em buracos ou em tocos de árvores
Os coelhos que vivem nas matas (coelho selvagem) tem hábitos noturnos. Para fugir de seus predadores, procuram alimentos dutante a noite. Já os coelhos domésticos possuem hábitos noturnos e diurnos

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
:
Comprimento: varia de acordo com o gênero (raça) do animal
Gestação: 30 a 40 dias
Cor: diversificada, porém as mais comuns são preto, branco, malhado, amarelado e acastanhado
Peso: varia de acordo com a raça ( de 2 kg até 9 kg). A maioria das raças tem por volta de 3 a 4 kilos na fase adulta. 

                                                 
                                                  CANGURU:
O canguru é um mamífero, pertencente à família dos Macropopídeos e à ordem dos marsupiais, que habita a Austrália, Nova Guiné e ilhas vizinhas. O nome canguru tem sua origem numa língua australiana e quer dizer “não sei”. As principais características destes animais são: patas traseiras bem desenvolvidas e a existência do marsúpio (espécie de bolsa que a fêmea tem no abdômen e onde o filhote se alimenta e termina seu desenvolvimento).
Existem diversos tipos de cangurus. No primeiro grupo encontramos os grandes cangurus, dentre os quais podemos destacar o canguru gigante, ou canguru cinza e o canguru vermelho, estas são as duas espécies mais conhecidas. Há outra espécie, um pouco menor, com cores mais brilhantes chamados wallabies (ou ualabis) e o canguru arborícola, cujas principais características são: formato mais robusto, uma cauda longa e semelhança de tamanho entre os membros inferiores e superiores. No segundo grupo estão os ratos-canguru, animais menores que lembram ratos. O terceiro grupo é formado pelo rato-almiscarado-marsupial, animal também parecido com um rato e que tem um rabo escamoso e sem pêlos.
  O filhote de canguru nasce pouco desenvolvido (cego, sem pêlos e com tamanho reduzido – 2 cm de comprimento), após três semanas de gestação nasce somente um filhote. Como nascem muito frágeis, os filhotes vivem durante os primeiros seis meses dentro do marsúpio, onde encontram calor, proteção e leite. Só a partir do sétimo mês é que o filhote começa a se aventurar em terra firme, depois de um ano a cria torna-se completamente independente.
Os cangurus são animais que possuem cabeça pequena e orelhas grandes, suas patas dianteiras são curtas e têm cinco dedos, as patas traseiras são grandes e possuem quatro dedos, sendo que no dedão estes animais possuem uma garra usada para defender-se. Os maiores cangurus, quando eretos e na idade adulta, podem chegar a dois metros de altura, seu peso atinge os 85 kg.
                                                     
                                                                 GIRAFA:

COMPRIMENTO

Mede aproximadamente de 3,60 metros a 4,00 metros.

ALTURA

É, atualmente, o animal mais alto do mundo chegando a medir 5,80m do chão ao topo de suas pretuberâncias, isto é, até a ponta dos cornos. A estatura desse singular ruminante é de cerca de 3 metros até a junção das espáduas, o pescoço longo e ereto faz a cabeça elevar-se a quase 5 metros e meio. Entretanto, a altura da girafa adulta pode variar bastante, em média de 4,0 até quase 6,0 metros. O macho é maior que a fêmea. As fêmeas, por exemplo, medem até quatro metros e meio de altura e os machos mais de 5 metros de altura, dos quais, boa parte é constituída pelo pescoço. Os jovens machos crescem aproximadamente 8 centímetros por mês, dobrando a sua altura em dois anos, enquanto que as fêmeas dobram a sua altura em 30 meses. Graças a sua grande altura elas podem observar a distância e notar a aproximação de algum carnívoro. Carregam o "peso" do título de maior ruminante terrestre!

PESO

Apesar do aspecto longilíneo, é, com o elefante e o rinoceronte negro, um dos mamíferos mais pesados do mundo. Pesa aproximadamente de 800 a 1.400 quilogramas. Um exemplar macho pode pesar mais de 1.000 kg. e a fêmea até uma tonelada. Ao nascer, os machos têm em média a altura de 1,9m e 102kg. (50-70 kg?); já para as fêmeas é cerca de 1,8m e 95kg.

PERNAS

Olhando para o animal temos a impressão de que suas pernas dianteiras são maiores do que as traseiras, isso se dá porque todo o corpo parece estar inclinado para baixo, na parte de trás. Embora as pernas sejam todas do mesmo comprimento, as pernas da frente parecem mais longas por causa do formato dos fortes músculos do topo da pernas e no início do pescoço.

PESCOÇO

A girafa é um animal caracterizado pelo seu enorme pescoço... Apesar de ser muito longo, cerca de 3 a 4 metros, o pescoço de uma girafa se sustenta em apenas 7 ossos – possui apenas as sete vértebras cervicais típicas na maioria dos mamíferos. Tem a mesma quantidade de ossos que o nosso pescoço tem ! Vocês acreditam nisso
Parece mentira, mas toda girafa tem o mesmo número de vértebras que o pescoço de um rato! No entanto, é a mais pura das verdades. A única diferença é que eles são alongados e bem maiores. Para se ter uma idéia comparativa, o pescoço dos pássaros tem 14 vértebras, o dobro do pescoço da girafa! O pescoço comprido e as enormes pernas conferem à girafa um movimento e uma elegância excepcionais, que a torna única.
                                                          
                                                                        ZEBRA:

 
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Género: Equus


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
A zebra é um mamífero originário (nativo) do continente africano (região sul e central);
São animais herbívoros, ou seja, alimentam-se de plantas;
Possuem um comportamento pacato, porém, podem atacar quando estão em situação de risco;
Vivem em manadas (famílias) compostas por machos, fêmeas e filhotes;
São velozes, podendo atingir até 50 quilômetros por hora de velocidade;
Quando vão ficando velhas, as listras das zebras vão sumindo;
Fazem parte da mesma família dos cavalos, burros e asnos;
As espécies de zebras mais conhecidas são: Zebra-de-grevy, Zebra-das-planícies, Zebra-de-burchell, Zebra-de-chapmann, Zebra-de-grant, Zebra-das-montanhas (ameaçada de extinção) e Zebra-do-cabo;
Os leões são os principais predadores das zebras nas savanas da África;
Uma zebra adulta pode pesar até 200 quilos;
A gestação da fêmea dura por volta de 360 dias. Em cada gestação, nasce apenas um filhote (os partos múltiplos são raros);
Uma zebra saudável pode viver, em média, de 25 a 30 anos.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
:
Comprimento: de 2 a 2,3 metros (animal adulto)
Altura: de 1,4 a 1,6 metros
Cor: listrada em marrom escuro e branco
Habitat: savanas africanas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário